blank
josé gomes mota
arquitecto

 blank
josé gomes mota arquitecto

biografia

projectos

contactos
 

blank
residência assistida
elo social


residência assistida
montepio montijo


residência assistida
montepio parede

creche em viseu

casas na vila utopia
edifício em viseu

conjunto habitacional
em viseu


casa em freixinho

módulos habitáveis

clinica transform

adega quinta
da fonte velha

blank


É objectivo da proposta o respeito pela morfologia da zona, enquadrada numa solução de compromisso entre o existente e o proposto, criando assim uma imagem de continuidade no sentido das fachadas sul (marginal), que hoje não se verifica; como resultado, o projecto possui uma cércea baixa, propondo uma ocupação à volta de pátios semi-enterrados, arborizados, implantados à cota do túnel de acesso à praia. Pretende-se, com a construção do novo edifício, dar um remate ao lote, coerente com as construções envolventes, não deixando como espaço residual toda a parcela existente do referido lote.

A proposta desenvolve-se em dois corpos perpendiculares à linha de mar que por sua vez assentam num outro corpo longitudinal que configura a fachada sul para a marginal e que se formaliza como um corpo semi-enterrado. Um dos pisos de entrada, funciona como espaço inter comunicante entre os espaços de circulação e espaços públicos de convívio, espaços exteriores e espaços de entrada e recepção. Outra possibilidade de entrada funciona à cota da passagem de peões – neste mesmo corpo longitudinal - permitindo assim o acesso directo à praia pelo túnel existente.

O corpo longitudinal que configura a fachada para a marginal será formalizado somente com um piso, para que não exista qualquer prejuízo das vistas da casa existente (desta para o mar e vice-versa), mantendo-a como memória da zona. Pretende-se com este piso não só um equilíbrio de cérceas, pois constitui o primeiro plano da marginal, como também uma maior privacidade em relação ao usufruto dos pátios interiores e também algum resguardo relativamente ao ruído vindo da circulação automóvel da marginal.







| topo |









| topo |







blank

Localização: Av. Marginal, Parede

Projecto: 2006-2011

Arquitectura: José Gomes Mota

Equipa: José Gomes Mota, Joana Vilhena, Tânia Oliveira, Sofia Azevedo, Daniela Rodrigues, Alexandre Barreira e André Dias

Estrutura: ARA / Fernando Rodrigues

Especialidades: Engenheiros Associados

Acústica: Acustiprojecto

Paisagismo: Catarina Assis Pacheco e Filipa Cardoso de Menezes

Cliente: Residências Montepio

Imagens: © Luísa Ferreira